domingo, 28 de fevereiro de 2016

ALICE E O PAÍS DAS MARAVILHAS - ESPETÁCULO INFANTO-JUVENIL INICIA COMEMORAÇÃO DOS 15 ANOS DA CIA. PLURAL DE ARTES CÊNICAS


Iniciando as comemorações dos 15 anos de atividades artísticas ininterruptas da CIA. PLURAL DE ARTES CÊNICAS (cuja data de fundação é 05/03/2001), o espetáculo infanto-juvenil ALICE E O PAÍS DAS MARAVILHAS, do nosso repertório, retorna aos palcos em temporada, aos sábados de março'2016, às 17h, no TEATRO DRAGÃO DO MAR, com preços populares (R$6 a inteira e R$3 a meia) e no TEATRO DO CUCA - BARRA DO CEARÁ, no dia 04 de junho, às 19h.

Contemplado pelo EDITAL DE OCUPAÇÃO DO CENTRO DRAGÃO DO MAR DE ARTE E CULTURA 2015/2016, o espetáculo traz novas propostas de cenas  em relação às montagens anteriores e elenco renovado, reunido especialmente com artistas formados pela CIA. PLURAL de diversas gerações nestes 15 anos. 
Na montagem feita em 2011, a CIA. PLURAL DE ARTES CÊNICAS recebeu em 2012 os prêmios de DESTAQUE, como grupo de teatro  e para a atriz Tamara Larripa (Alice), dentro da premiação do Troféu Carlos Câmara.

O ESPETÁCULO

O clássico ALICE NO PAÍS DAS MARAVILHAS de Lewis Carroll é reescrito por José Mapurunga, recebe a musicalidade de Pingo de Fortaleza, que compôs juntamente com José Mapurunga, a trilha sonora especialmente para este espetáculo e foi adaptado e dirigido por Tonico Lacerda Cruz.

Nesta versão cômica do clássico ALICE NO PAÍS DAS MARAVILHAS (de Lewis Carroll), há uma referência explícita às agruras da vida moderna, com críticas bem humoradas e mensagens bastante atuais, tomando-se por base os momentos social e político pelos quais passa o nosso país, sem perder a essência do texto que trata dos sonhos aventureiros infantis.

Assim, o espetáculo foi desenvolvido para ser apreciado por crianças (que entendem a história dos sonhos infantis) e por adultos (que podem fazer uma leitura subliminar sobre suas posturas e os conflitos que precisam administrar no cotidiano).

Trata-se da história de uma menina, que mora num apartamento de classe média de uma grande cidade do Brasil (Fortaleza?...). Esta menina vive cercada de cuidados dos pais, temerosos com a violência e com as más influências que ela pode sofrer. 

Mas, em virtude de compromissos profissionais, eles não podem estar tão presentes como gostariam. Assim, sentindo-se muito sozinha, ela faz do seu coelho de pelúcia e dos aparelhos eletrodomésticos de sua casa, os seus amigos «imaginários». O tablet a leva a um mundo virtual encantado, onde personagens a fazem refletir sobre suas experiências reais.

Temas aparentemente complexos para o universo infantil, mas concretamente vivido pelas crianças no mundo de hoje são abordados de forma delicada e ao mesmo tempo reflexiva, tais como: a solidão, a diferença entre real e virtual, a violência do mundo de hoje, a relação familiar, amizade e amor.

O final surpreende pela delicadeza e sensibilidade com que a menina compreende o amor de seus pais por ela e o seu estado de filha e criança e que não precisa ter medo de se expressar os seus sentimentos para seus pais, porque eles a amam.

FICHA TÉCNICA 2016:

Direção e Adaptação: Tonico Lacerda Cruz
Texto: José Mapurunga
Músicas originais: Pingo de Fortaleza e José Mapurunga
Cenário: Tonico Lacerda Cruz e Luciano Dantas
Figurinos: Tamara Larripa e Alex Ferreira
Iluminação: Raimundinho
Sonoplastia: Tonico Lacerda Cruz
Operadora de som: Isa Brisa
Contra-regras: Ismael Gustavo e Victória Quadros
Elenco: Analice Barreto, Carla Brasil, Jairo Figueiredo, Juliana Brasil, Karla Emanuella, Kleylson Queiroz, Luciana Garrutti, Pâmela Suellen, Tamara Larripa, Tonico Lacerda Cruz e Tony Griffin.

CURRÍCULO DO ESPETÁCULO

ALICE E O PAÍS DAS MARAVILHAS foi encenado pela primeira vez pela CIA. PLURAL em 2005; sendo remontado em novembro 2008 (Teatro Dragão do Mar) e retornando  (Teatro Emiliano Queiroz-SESC), em temporada nos meses de julho, agosto e SETEMBRO/2009, aos sábados e domingos, às 17 horas.

Foi também espetáculo convidado, apresentado na 1a. MOSTRA DRAGÃO DO MAR DE ARTE E CULTURA DE CANOA QUEBRADA, realizado em abril de 2011. Clique AQUI para ver como foi esta apresentação.

Esteve também em cartaz em 2011, nos meses de junho e agosto no TEATRO SESC EMILIANO QUEIROZ

Em 2015, o espetáculo foi apresentado na 5a. MOSTRA DRAGÃO DO MAR DE ARTE E CULTURA DE CANOA QUEBRADA, no dia 27/06. 

Clique AQUI para ver imagens e saber como foi a apresentação na 5a. MOSTRA DE CANOA QUEBRADA.


Clique AQUI para ver imagens e saber como foi a apresentação no TEATRO CUCA BARRA, em 04/06/2016.

Segundo espetáculo infanto-juvenil, da trilogia produzida pela CIA. PLURAL, como espetáculos frutos de pesquisa em Teatro infanto-juvenil, que tem ainda O MÁGICO ENTRE NÓS e ANDORINHAS E GATOS.

O espetáculo na mídia (clique no link):

- JORNAL O POVO (08/08/2009);

ALICE E O PAÍS DAS MARAVILHAS NAS ESCOLAS:

- INSTITUTO CASTRO - AQUIRAZ

Você pode querer saber mais sobre:
- CRÍTICA AO ESPETÁCULO NA TEMPORADA 2011.

Veja alguns slides da TEMPORADA DE MARÇO/2016



Clique na imagem abaixo, para acesso às fotos:
ALICE E O PAÍS DAS MARAVILHAS - TEMPORADA MARÇO 2016

Veja o trailer do espetáculo de 2008:



.


Montagem de 2005 - CLIQUE AQUI

.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela visita. Ficaremos felizes se voce fizer seu comentário sobre esta postagem. Continue acompanhando nossa ARTE PLURAL!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...