terça-feira, 23 de abril de 2013

MENSAGEM DO DIA MUNDIAL DA DANÇA 2013 : CID - UNESCO - ONU

Todos os anos se comemora em 29 de Abril, o DIA MUNDIAL DA DANÇA

Criado em 1982 pela CID – Conselho Internacional da Dança (UNESCO), a comemoração visa atrair a atenção para a arte da dança e este dia e' comemorado por milhões de dançarinos de todo o mundo, juntamente com companhias de dança, escolas de dança e organizações que organizam uma atividade abordando um público diferente do seu habitual.

O CID - Conselho Internacional de Dança é a organização oficial para todas as formas de dança em todos os países do mundo.

- O CID é reconhecido pela UNESCO, pelos governos nacionais e locais, e pelas organizações e instituições internacionais.

- Os seus membros são as federações mais importantes, associações, escolas, empresas e pessoas ativas na dança em mais de 150 países.

- O CID foi fundado em 1973 na sede da UNESCO em Paris, onde está sediado.

- A UNESCO é a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura.

A mensagem oficial do Dia da dança é enviada para mais de 150.000 profissionais da dança em 200 países. Ela é traduzida para dezenas de idiomas.

Veja a seguir a mensagem oficial para o Dia Mundial da Dança de 2013
(tradução de Tonico Lacerda Cruz):

Em 1973, um grupo de pessoas de diversos países se reuniram dentro do "Palais de l'UNESCO" em Paris, para fundar o Conselho Internacional de Dança. A organização mundial para a arte da música já existia há muitos anos, bem como a do teatro, por isso era natural que se pensasse que a dança deveria ter seu próprio órgão.

Os fundadores eram profissionais da dança ativos em balé clássico e dança moderna; os membros posteriores também continuaram sendo renomados bailarinos, coreógrafos e professores de dança destas duas áreas, de vários países, principalmente europeus. O consagrado coreógrafo alemão Kurt Jooss foi eleito como Presidente.

Muito mais tarde, a partir de 1999, a participação foi aberta a personalidades de outras formas de dança: contemporâneo, tango, indiano, terapêutica tradicional, oriental etc. Agora pode-se dizer que a CID é verdadeiramente representativa quando se trata de dançar expressões idiomáticas, áreas geográficas e funções. Estudiosos constituem um número expressivo: professores universitários, detentores de título de doutor(a), autores de livros de dança, pesquisadores. Organizações como federações, sindicatos, departamentos universitários, associações ou agrupamentos regionais permanecem como a categoria mais importante de membros.

O portal do CID é uma ferramenta útil para qualquer um na área, pois contém a lista completa dos membros, bem como os livros e revistas publicados por seus membros, que também são autores. O recurso mais usado é o Diretório Global Dance, contendo mais de 300 mil profissionais de dança em 200 países, um feito único entre todas as artes e ciências. O Dia da Dança é o programa mais conhecido, comemorado em todas as partes do globo.

Cada profissional ativo em dança é convidado a solicitar a adesão, os candidatos são admitidos após avaliação de seu perfil ou após a nomeação por outro membro. O número de membros cresce constantemente, como uma prova de vitalidade e abertura. O "Dança Day 2013" é dedicado ao 40 º aniversário da CID. Quanto mais forte se torna o CID mais dançarinos vão se sentir unidos e fortalecidos.

Alkis Raftis
presidente do Conselho Internacional de Dança CID


Clique AQUI para saber sobre o DIA MUNDIAL DO CIRCO.

Clique AQUI para saber sobre o DIA MUNDIAL DO MALABARISMO.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela visita. Ficaremos felizes se voce fizer seu comentário sobre esta postagem. Continue acompanhando nossa ARTE PLURAL!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...