terça-feira, 11 de março de 2014

DIA MUNDIAL DO TEATRO E DIA NACIONAL DO CIRCO - MENSAGEM 2014 - ITI - UNESCO - ONU

(Por Tonico Lacerda Cruz)

O DIA MUNDIAL DO TEATRO é comemorado em 27 de março, e uma das mais importantes manifestações por isto é a difusão da Mensagem Internacional, escrita tradicionalmente por uma personalidade de dimensão mundial, convidada  pelo Instituto Internacional do Teatro para partilhar as suas reflexões  sobre temas de Teatro e a Paz entre os povos. Esta mensagem é traduzida  em mais de vinte línguas e lida perante milhares de espectadores antes  do espetáculo da noite nos teatros do mundo inteiro.

A primeira mensagem foi  escrita por Jean Cocteau (França), em 1962; em 2009, pelo  dramaturgo brasileiro Augusto Boal (que veio a falecer logo a seguir, em  02-05-2009); em 2010 por Dame Judi Dench (Inglaterra); em 2011 pela africana Jessica Atwooki Kaahwa; em 2012 pelo norte americano  John Malkovich e em 2013 pelo italiano Dario Fo . 

O Instituto Internacional de Teatro, com sede na Suíça acabou de divulgar a mensagem de 2014, que foi escrita pelo dramaturgo  sul-africano Brett Bailey e traduzida para o português pelo diretor da CIA. PLURAL DE ARTES CÊNICAS (Ceará- Brasil) Tonico Lacerda Cruz.

Clique AQUI para saber mais sobre o DIA MUNDIAL DO TEATRO E O DIA NACIONAL DO CIRCO.

Clique AQUI para ver a MENSAGEM de 2015.

Clique AQUI para ver a MENSAGEM de 2013.

Clique AQUI para ver a MENSAGEM de 2012.

Clique AQUI para ver a MENSAGEM DE 2011.

Clique AQUI para ver as MENSAGENS DOS ANOS DE 2009 E 2010.

Clique AQUI para saber sobre o DIA MUNDIAL DO TEATRO PARA A INFÂNCIA E JUVENTUDE.

Breve biografia de Brett Bailey

(autor da mensagem do Dia Internacional do Teatro de 2014)

Brett Bailey é um dramaturgo, desenhista, diretor, artista Sul-Africano e diretor artístico da bunfight TERCEIRO MUNDO. 

Ele já trabalhou na África do Sul, Haiti, República Democrática do Congo, Uganda, Zimbábue, Reino Unido e Europa.

Suas peças iconoclastas são muito bem sucedidos. Eles questionam a dinâmica do mundo pós-colonial e incluem BIG DADA , IPI ZOMBIE , iMUMBO JUMBO , MEDEIA e ORFEUS . 
Seus trabalhos foram realizados na Europa, Austrália e África, e ganhou vários prêmios, incluindo uma medalha de ouro para o projeto na Quadrienal de Praga (2007). 

Ele presidiu o júri do Quadrienal de Praga em 2011 e foi membro do júri do concurso "Music Theatre Now" do Instituto Internacional de Teatro em Março de 2013.

Ele foi o mestre de cerimônia na abertura da Cúpula Mundial sobre Artes e Cultura em Joanesburgo (2009), e nas cerimônias do Festival Internacional de Artes entre 2006 e 2009 em Harare. 

Entre 2008 e 2011 ele foi o diretor artístico do festival público sul-Africano das artes  "Infectando the City", na Cidade do Cabo. Em 2014, é o autor da mensagem do Dia Mundial do Teatro entregue à UNESCO.


Leia a seguir a íntegra da mensagem:

(Traduzido para o português por TONICO LACERDA CRUZ, Diretor Teatral da CIA. PLURAL DE ARTES CÊNICAS - Ceara - Brasil)

"Onde quer que haja a sociedade humana, haverá o espírito irreprimível da representação.

Sob árvores em pequenas aldeias, e em palcos de alta tecnologia nas metrópoles do planeta, em corredores das escolas, nos campos e nos templos, nas favelas, nas praças urbanas, centros comunitários e porões do centro da cidade, as pessoas se unem para comungar no teatro efêmero, mundos que criamos para expressar a nossa complexidade humana, a nossa diversidade, a nossa vulnerabilidade , em carne viva, respiração e voz.

Nos reunimos para chorar e para lembrar, para rir e para contemplar, para aprender, para afirmar e para imaginar. Para admirar a destreza técnica, e encarnar deuses. Para recuperar o fôlego coletivo em nossa capacidade para a beleza, a compaixão e o extraordinário. Chegamos a ser energizados e fortalecidos. Para celebrar a riqueza das nossas várias culturas, e para dissolver as fronteiras que nos dividem.

Onde quer que haja a sociedade humana, haverá o Espírito irreprimível da representação. Nascido da comunidade, ele usa as máscaras e os trajes das nossos variadas tradições. Ele aproveita as nossas línguas, ritmos e gestos, e abre um espaço entre nós.

E nós, os artistas que trabalhamos com este espírito ancestral, nos sentimos compelidos a canalizá-lo através de nossos corações, nossas idéias e nossos corpos para revelar realidades em toda a sua mundanidade e brilhante mistério.

Mas, nesta época em que tantos milhões estão lutando para sobreviver , estão sofrendo sob regimes opressivos e sob o capitalismo predatório, estão fugindo dos conflitos e dificuldades, em que a nossa privacidade é invadida por serviços secretos e as nossas palavras são censuradas pelos governos intrusivos, em que florestas estão sendo aniquiladas, espécies exterminadas, e oceanos envenenados: o que nos sentimos compelidos a revelar?

Neste mundo de poder desigual, em que várias ordens hegemônicas tentam nos convencer de que uma nação, uma raça, um gênero, uma preferência sexual, uma religião, uma ideologia, um quadro cultural é superior a todos os outros, é realmente defensável insistir que as artes devem ser separadas das agendas sociais?

Nós, os artistas de arenas e estádios, vamos concordar com as exigências deste mercado "higienizado", ou aproveitar o poder que temos: abrir um espaço nos corações e mentes da sociedade, reunir pessoas em torno de nós, para inspirar, encantar e informar, e para criar um mundo de esperança e colaboração, de coração aberto?"

Brett Bailey

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela visita. Ficaremos felizes se voce fizer seu comentário sobre esta postagem. Continue acompanhando nossa ARTE PLURAL!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...