terça-feira, 8 de janeiro de 2013

DIA DO FOTÓGRAFO - CONTROVÉRSIAS A RESPEITO

(Por Tonico Lacerda Cruz)

Foto de Erlandson Luna - confraternização Plural
Este é um blog específico, que trata de assuntos pertinentes às artes cênicas (teatro, circo, mímica, dança, performance etc).

Todavia, como o profissional da fotografia é necessário ao registro dos momentos das artes cênicas (já que nestas cada momento de ensaio, capacitação e apresentação é único), decidimos fazer esta matéria em homenagem àquele que num único gesto torna eterno o instante.

Aproveitamos para parabenizarmos e agradecermos aos também "artistas plurais", que durante a nossa jornada de 12 anos se encarregaram de eternizarem alguns dos nossos momentos únicos e plurais.

Algumas pessoas publicaram que hoje é o dia da fotografia, mas isto não é uma verdade absoluta. Transcrevemos abaixo, matéria publicada no site www.sergiosakall.com.br/ que traz um pouco de controvérsia à respeito, mas elucida o assunto:

"Comemora-se o dia 08 de Janeiro como o Dia Nacional da Fotografia ou Dia Nacional do Fotógrafo. Mas há controvérsias... Calendários registram 6, 7, 8 e até 9 de Janeiro como dia do fotógrafo, dia da fotografia, dia nacional do fotógrafo e dia nacional da fotografia.

Já no dia 19 de Agosto, comemora-se o dia mundial da fotografia. Também há quem afirme que este é o dia do fotógrafo. E há ainda registros de comemorações no dia 15 de agosto. Já o dia do repórter fotográfico é 02 de Setembro...

Controvérsias à parte, foi no dia 19/08/1839 que a fotografia foi anunciada ao mundo oficialmente, em Paris, na Academia de Ciências da França, consagrando o Daguerreótipo, processo desenvolvido pelo francês Louis M. Daguérre.

Possivelmente, as datas em Janeiro referem-se à chegada do Daguerreótipo no Brasil, fato que aconteceu no primeiro mês do ano de 1840, exatamente no dia 16.

Segundo a literatura especializada, foi o abade Louis Compte que trouxe a novidade de Paris para o Rio de Janeiro, e apresentou o daguerreótipo ao imperador D. Pedro II (oficialmente, o Imperador foi o primeiro fotógrafo brasileiro).

Porém, segundo o historiador Bóris Kossoy, houve uma descoberta isolada da fotografia no Brasil, pelo pesquisador Hércules Florence, seis anos antes do anúncio oficial do feito de Daguerre...

Sem conhecimento das pesquisas na Europa, Florence descobriu a fotografia e foi a primeira pessoa a usar o termo, em 15 de Agosto de 1832, em Campinas - no interior do Estado de São Paulo"

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela visita. Ficaremos felizes se voce fizer seu comentário sobre esta postagem. Continue acompanhando nossa ARTE PLURAL!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...