segunda-feira, 19 de outubro de 2015

ARTISTAS PROTESTAM CONTRA O DESCASO DA SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA DE FORTALEZA - SECULTFOR E MANTÊEM OCUPAÇÃO PACÍFICA

Nós, ARTISTAS, PESQUISADORES, ARTE-EDUCADORES e ALUNOS e EX-ALUNOS da CIA. PLURAL DE ARTES CÊNICAS, manifestamos nosso TOTAL APOIO ao movimento ‪#‎OcupaçãoSecultfor‬ e ‪#‎NãoDáMaisSecultfor‬. Uma ocupação pacífica e sem violência por uma resposta da Prefeitura de Fortaleza quanto à política para as artes em nossa cidade.

PARA ESCLARECIMENTO AO PÚBLICO, ENTENDAM O CASO

A sede da Secultfor (Secretaria de Cultura de Fortaleza) está sendo ocupada por cerca de dezenas de artistas, deste as 7h50 da manhã do dia 14/10 (quarta-feira) e só deve terminar após terem as reivindicações atendidas. 

No local, os artistas manifestantes aproveitam a oportunidade para criar e desenvolver uma programação cultural, com apresentações de espetáculos, compartilhamento de oficinas, cine-clube etc. #TUDOGRÁTIS, pra quem quiser.

A principal motivação é que, após 4 (quatro) anos sem lançar nenhum Edital Cultural, foi proposto pelos gestores municipais atuais um edital das artes, que prevê um valor de R$ 1 milhão para contemplar 13 linguagens artísticas. No último edital, em 2011, o valor foi de 2,92 milhões para 10 linguagens. Na verdade, trata-se apenas de uma "esmola" de tapa-boca dos artistas.

Infelizmente, o prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio, não se propôs a dialogar com a nossa classe, para discutir as políticas públicas aplicadas nas artes. Apenas, o secretário de cultura do Município, Magela Lima, reuniu-se com os manifestantes por cerca de 40 minutos. O secretário explicou que devido a crise econômica do País, está faltando verba da pasta para aumentar o valor do edital, o que é uma inverdade, já que há verbas superestimadas para festas, como o Carnaval, o São João e o Reveillon.

A Prefeitura de Fortaleza determinou a suspensão das atividades administrativas e de atendimento ao público na Secretaria de Cultura de Fortaleza (Secultfor) a partir desta segunda-feira, 19. Conforme a nota, as atividades só serão retomadas após saída dos manifestantes. Em seis dias de protesto, 1108 pessoas assinaram a lista de presença do movimento.

Na tarde da sexta-feira, 16, representantes do movimento de ocupação haviam se reunido com os secretários Magela Lima, da Cultura, e Lúcio Bruno, Articulação Política, que representava o prefeito Roberto Cláudio. Na ocasião, os representantes da gestão municipal propuseram a institucionalização do Edital das Artes. Porém, os manifestantes deveriam retirar-se da sede da Secultfor para que, em até 15 dias, o prefeito Roberto Cláudio enviasse a proposta da institucionalização à Câmara dos Vereadores.




Em assembleia realizada no domingo, 18, o movimento optou por recusar a proposta e permanecer na Secultfor. Participaram da reunião 320 pessoas.

Hoje, segunda-feira, 19, ativistas devem entregar documento ao prefeito Roberto Cláudio, no Paço Municipal, contendo contrapropostas do movimento.

Clique AQUI para ir ao FACEBOOK da COMUNIDADE OCUPAÇÃO SECULTFOR e se manter atualizado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela visita. Ficaremos felizes se voce fizer seu comentário sobre esta postagem. Continue acompanhando nossa ARTE PLURAL!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...