terça-feira, 13 de novembro de 2012

ÉTICA NO TEATRO - "AMEM A ARTE EM VOCÊS, E NÃO VOCÊS NA ARTE" (STANISLÁVSKI)

Neste 2o. semestre, período rico em festivais, onde atores e atrizes se deslocam para cidades e se integram às comunidades e se confraternizam, mais do que apropriada a lembrança de Cacá Araújo (diretor da Cia. Cearense de Teatro Brincante), na rede social FACEBOOK, de trecho do sábio texto de Constantin Stanislávski, o qual reproduzimos abaixo, apenas para reflexão:


"ÉTICA NO TEATRO

Há outro elemento que contribui para promover um estado dramático que estimula a criação. Vamos chamá-lo de ética.

O ator precisa de ordem, disciplina e um código de ética, não apenas para as circunstâncias gerais de seu trabalho, mas também, e especialmente, para atingir seus objetivos artísticos.

Um ator está sempre sob os olhos do público, exibindo seus melhores atributos, recebendo ovações, aceitando elogios extravagantes, lendo críticas pródigas em louvores – e tudo isto provoca, no ator, uma ânsia incontrolável de ter sua vaidade pessoal constantemente estimulada.

Mas se ele restringir-se a esse tipo de incentivo estará sujeito a decair e a tornar-se banal.

Uma pessoa séria não se deixaria entreter muito tempo por esse tipo de vida, mas uma pessoa medíocre deixa-se fascinar, corrompe-se e acaba sendo destruída por ele.

Eis por que, em nosso mundo do teatro, devemos ser capazes de nos manter sempre sob controle.

Sua conduta deve ser norteada pelo seguinte princípio: Amem a arte em vocês, e não vocês na arte."

(Constantin Stanislávski)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela visita. Ficaremos felizes se voce fizer seu comentário sobre esta postagem. Continue acompanhando nossa ARTE PLURAL!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...