domingo, 10 de abril de 2011

DIA INTERNACIONAL DA DANÇA – HISTÓRIA E MENSAGEM OFICIAL DE 2011 (CID – UNESCO - ONU)

(Por Tonico Lacerda Cruz)

O Dia Internacional da Dança vem sendo celebrado no dia 29 de abril, promovido pelo Conselho Internacional de Dança (CID), uma organização interna da UNESCO para todos os tipos de dança.

A comemoração foi introduzida em 1982 e celebra também o nascimento de Jean-Georges Noverre (1727-1810), o criador do balé moderno.

Neste dia, em todo o mundo, artistas da dança, grupos, escolas, professores de dança, coreógrafos, bailarinos, estarão realizando atividades para difundir a arte da dança e promover o contato desta arte com o público que não tem acesso a mesma.

Entre os objetivos do Dia da Dança estão o aumento da atenção pela importância da dança entre o público geral, assim como incentivar governos de todo o mundo para fornecerem um local próprio para dança em todos os sistemas de educação, do ensino infantil ao superior.

Enquanto a dança tem sido uma parte integral da cultura humana através de sua história, não é prioridade oficial no mundo. Em particular, o prof. Alkis Raftis, presidente do Conselho Internacional de Dança, disse em seu discurso em 2003 que "em mais da metade dos 200 países no mundo, a dança não aparece em textos legais (para melhor ou para pior!). Não há fundos no orçamento do Estado alocados para o apoio a este tipo de arte. Não há educação da dança, seja privada ou pública".

Conselho Internacional de Dança CID

O Conselho Internacional de Dança - CID é uma organização oficial que congrega todas as formas de dança em todos os paises do mundo. Organização internacional não governamental foi fundada em 1973, tem seu Escritório Central instalado em Paris, no prédio da UNESCO.

Funciona como um Fórum Mundial extenso que abriga todas as organizações internacionais, nacionais e locais, bem como as pessoas ativas em dança.
O CID representa a arte da dança em geral e representa o conselho da UNESCO, as agências locais e nacionais do Governo, organizações internacionais e instituições.

Os membros são federações, associações, escolas, companhias e indivíduos.

Escritório Central
Conseil International de la Danse - CID
UNESCO, 1 rue Miollis, FR-75739 Paris 15, France

Contato para membros:
Presidente do International Dance Council - CID
National Dance Theater, Scholiou 8, Plaka
GR-10558 Athens, Greece
Tel. (30)210 324 4395 & (30) 210 324 6188; fax (30) 210 324 6921
president@cid-unesco.org

A mensagem oficial do CID / UNESCO para 2011

“Para a maior parte da história da dança a humanidade estava tomando lugar ao ar livre. As pessoas se reuniam em clareiras florestais, praças, igrejas, ou em eiras, para desfrutar de dança por horas a fio. dança Atualmente tem ocorrido principalmente em salões de baile, clubes, teatros, salas de escola, estúdios e discotecas.

Este ano, propomos dar um passo em relação à natureza, celebrando o Dia Mundial da Dança em espaços abertos: ruas, praças, parques, estádios, praias, parques de estacionamento, clareiras - em qualquer lugar sob o céu.

A vontade de dançar é um impulso natural, dançarinos adoram a natureza à sua maneira, eles se conectam com o universo e sentem-se parte dele.

Durante todo o ano nós ensinamos a dança, nós ensaiamos, fazemos dentro de quatro paredes. Neste dia especial dedicado à dança, vamos marcar a diferença, praticando, ensinando ou realizando para que todos vejam. Pode ser frio e chuvoso, o piso não é certamente bom o suficiente, o vento leva música de graça, mas a beleza nos movimentos e a alegria naqueles rostos irão alegrar os corações do público espontâneo dos transeuntes.”

Prof Alkis Raftis
Presidente do Conselho Internacional de Dança CID - UNESCO, em Paris

(A mensagem do dia Internacional da Dança é enviada para mais de 150.000 profissionais da dança em 200 países. Está traduzido para dezenas de idiomas.)

Clique AQUI para ver a MENSAGEM DE 2012.

Clique AQUI para ver a MENSAGEM DE 2013.

Clique AQUI para ver a MENSAGEM DE 2014.

Clique AQUI para saber sobre o DIA MUNDIAL DO TEATRO E DIA NACIONAL DO CIRCO.

Clique AQUI para saber sobre o DIA MUNDIAL DO CIRCO.

Clique AQUI para saber sobre o DIA MUNDIAL DO MALABARISMO.


.

2 comentários:

  1. Adoro dançar minha gente , nesse dia irei dançar muito , mais do que o normal !

    ResponderExcluir
  2. A DANÇA TE DEIXA LEVE E LIVRE PARA DEMONSTRAR SEUS ~EXITOS E SUAS VONTADES!!!

    ResponderExcluir

Obrigado pela visita. Ficaremos felizes se voce fizer seu comentário sobre esta postagem. Continue acompanhando nossa ARTE PLURAL!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...