quinta-feira, 15 de março de 2012

ESPETACULO "DEPOIS DO FILME" DE ADERBAL FREIRE FILHO INAUGURA NOVO TEATRO EM FORTALEZA

(Por Tonico Lacerda Cruz)

Fortaleza ganha mais um importante espaço cultural para as artes cênicas. Trata-se do CENTRO CULTURAL DO PARLAMENTO CEARENSE (CCPC), braço cultural da Assembleia Legislativa, que vai ocupar um pedaço do prédio José Euclides Ferreira Gomes, localizado na Avenida Pontes Vieira. O lugar tem estrutura para receber exposições, espetáculos teatrais, café, apresentações musicais, lançamento de livros e outras atividades.

O Centro Cultural do Parlamento Cearense vai ocupar dois andares do novo edifício da Assembleia (que vai abrigar ainda a Universidade do Parlamento Cearense-Unipace e o Procon). O espaço, administrado pelo Instituto de Estudos e Pesquisa para o Desenvolvimento do Estado ( Inesp), será dotado de auditório e espaço para exposições. No sexto andar um anfiteatro com capacidade para 562 pessoas que será aberto aos mais diversos tipos de manifestações artísticas. As demais atividades promovidas atualmente pelo Inesp, continuarão sendo desenvolvidas nas instalações da sede do Parlamento estadual.

A inauguração será hoje (15/03), a partir das 19 horas, com programação que inclui show em homenagem a Luiz Gonzaga, com Fagner e Dominguinhos, e abertura da exposição fotográfica "Fotojornalismo, da promessa do real à autonomia simbólica". Nos dias 16 (sexta-feira) e 17 (sábado), o CCPC traz de volta à Fortaleza o teatrólogo cearense (radicado no Rio de Janeiro) Aderbal Freire Filho (em homenagem aos seus 70 anos), com o monólogo "Depois do Filme".

Montado como uma continuação do filme Juventude (de Domingos de Oliveira), estreia de Aderbal nos cinemas, o monólogo é um passeio pelas ruas, becos e histórias do Rio de Janeiro, cidade onde o cearense mora há mais de 40 anos.

Depois de anos dirigindo mais do que atuando, “Depois do filme” marca o retorno de Aderbal à frente dos palcos. “Sempre gostaria que meus espetáculos chegassem a Fortaleza. Esse especialmente, que eu faço tudo, não estava nos meus planos, mas recebi um convite surpreendente enquanto estava num café em Paris. Só atendi porque era de Fortaleza”, conta. Para ele inclusive, ter sua cidade natal incluída no roteiro deste espetáculo ganha um sabor a mais. “Tô com curiosidade de fazer isso aí. Emocionalmente vai ser uma bela fricção, uma forma de aproximar essas duas cidades. Esse aspecto me deixa muito curioso de como eu vou unir esses dois espaços”.

Sinopse do O espetáculo “Depois do filme”

Na produção, Aderbal Freire-filho atua (depois de uma década), dirige e assina o texto. A história gira em torno de Ulisses, vivido pelo próprio Aderbal no longa Juventude, de Domingos de Oliveira. Com o fim do filme, o personagem precisa se confrontar novamente com a vida real e entra num processo de decadência, cada vez mais obcecado pela falsa juventude, com a cabeça cheia de sonhos e um corpo que não acompanha as vontades. Tenta conquistar novas amigas e andar pelos lugares da sua juventude, como o cine Vitória, no Centro, por exemplo, onde deseja entrar na tela, como se fosse Burt Lancaster, sendo impedido por um guarda municipal. O longa é, na verdade, uma lembrança que ele, Ulisses, confunde com outra realidade, como num jogo de espelhos onde os planos real e fictício se interconectam.

INDICAMOS!!!

Clique AQUI para saber o que está EM CARTAZ NO CEARÁ.

Assista a cenas do monólogo e à entrevista com o diretor-escritor-ator:



Serviço

Centro Cultural do Parlamento Cearense (CCPC)
Onde: Rua Barbosa de Freitas, S/N – Dionísio Torres. Esquina com Avenida Pontes Vieira
Quanto: aberto ao público. Para o espetáculo Depois do filme, os convites podem ser retirados no Inesp, Assembleia Legislativa, Theatro José de Alencar, Centro Dragão do Mar e teatro do SESC.
Transmissão ao vivo da inauguração pela TV (canal 30) e FM Assembleia (96,7 fm)
Outras informações: 3277 3701 ou 3277 3702

Programação

Dia 15/03, às 19horas
Show O Legado de Luiz Gonzaga, com Fagner e Dominguinhos (19h)
De 15/03 a 15/05
Exposição Fotojornalismo, da promessa do real à autonomia simbólica
Dias 16 e 17/03
Espetáculo Depois do Filme, com Aderbal Freire Filho (20h)
Classificação 14 anos

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela visita. Ficaremos felizes se voce fizer seu comentário sobre esta postagem. Continue acompanhando nossa ARTE PLURAL!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...