segunda-feira, 5 de maio de 2014

18o FESFORT - FESTIVAL DE ESQUETES DE FORTALEZA - PROGRAMAÇÃO COMPLETA

Por mais reformas teatrais


Image-0-Artigo-1603735-1
"Manual", com direção e texto de Tatiana Amorim,
será apresentado na quinta-feira, dia 8
Começa hoje a 18ª edição do Fesfort - Festival de Esquetes de Fortaleza, o Festival de Esquetes criado por Carri Costa e sua Companhia Cearense de Molecagem, em 1996. Esta é a primeira vez que o festival acontece totalmente fora do Teatro da Praia, casa do grupo, fechada enquanto reúne recursos para uma reforma.
No momento, encontra-se fechado, por questões de segurança. "O teto é de telha colonial e há cupim na edificação", diz, daí a cautela em manter fechado o local, enquanto aguarda recursos para ser reformado.
Sem apoio institucional, mesmo assim o Fesfort vem cumprindo com a sua meta: resgatar a história das artes cênicas local e incentivar o experimentalismo teatral, sendo responsável pela descoberta de novos talentos.
Segundo o diretor, a cada edição, o evento recebe entre 40 e 70 inscrições. "Quando há premiação em dinheiro a participação é maior", reconhece. Ainda não é certeza se a 18ª edição contará com prêmio em dinheiro, daí o número menor de inscritos, apenas 48 neste ano.
Veteranos
O autor de teatro Rafael Martins, nome reconhecido nacionalmente e até fora do País, faz parte da galeria daqueles que foram descobertos pelo festival. "Foi total a influência do festival de esquetes para o Bagaceira", diz o jovem dramaturgo, reconhecendo ser muito importante para o surgimento de novos grupos.
A inscrição de seis jovens, na edição de 2000, no Fesfort, foi fundamental para a decisão de suas carreiras.
"A gente se juntou para participar e deu vontade de permanecer", afirma, admitindo que, nos primeiros anos, o grupo trabalhava com pequenos textos, atribuindo a influência das esquetes. Em 2004, um marco para os atores do Bagaceira, ao estrear o espetáculo "Lesados", peça considerada extremamente experimental.
"É muito importante esse tipo de espaço para quem está começando. São cenas curtas, sendo menor a possibilidade de errar". Até hoje o grupo permanece, sendo três atores da formação inicial, mantendo no repertório esquetes do festival, que marcou a carreira dos jovens. Foi quando Rafael Martins se lançou como autor de teatro, sem perder de vista a experimentação.
Apesar de jovem, com apenas 23 anos, Rafael Barbosa também já pode ser considerado um veterano no evento. "Essa é a minha quarta participação no Fesfort. Esse ano, o maior destaque pra mim é ver no palco pelo menos três produções que contaram com a minha contribuição", afirma. "Smarandescu", do Grupo 7 Chaves, e "Um puto herói", com Goldem Berg, contam com direção e texto de Barbosa, que orienta ainda o espetáculo "Loja de Chapéus".
Revelando o caráter solidário e cíclico do festival, outros veteranos - como Tatiana Amorim, Silvero Pereira e Fernando Lira - também assinam direções e textos de esquetes.
Clique AQUI para saber mais sobre o 18o. FESFORT.

Clique AQUI para ver CURSOS E ESPETÁCULOS EM CARTAZ NO CEARÁ.

Clique AQUI para saber sobre EDITAIS E FESTIVAIS.

PROGRAMAÇÃO COMPLETA
Segunda-Feira - 05/05
"Loja de Chapéus" - Cia. Oito Pontos de Teatro
"Espetáculo" - Grupo no Barraco da Constância tem!
"Eu ou admirador de si" - Caravana Tragos
"O dia do amante" - Cia Farinha Do Mesmo Saco
Terça-Feira - 06/05
"Boys" - Webster Macedo
"Chaplin Aventuras Desventuras" - Teatrinho de Palhaços e Brincadeiras
"Hamlet Máquina" - Coletivo Plantas Embaixo do Aquário
"Retalhos" - Grupo Órbitas de Teatro
Quarta-feira - 07/05
"Um puto herói" - Rafael Barbosa e Goldem Berg
"Smarandescu" - Grupo 7 Chaves
"A vez de outubro" - Grupo 2 de Teatro
"Cale-se" - Grupo Seres
"A Bela" - Experiência Cênica
Quinta-feira - 08/05
"O sonho do Zezé" - Grupo ICI
"Manual" - Grupo Estoriatores de Teatro
"Oniom" - Núcleo de Experimentos Cênicos Caixa Preta
"Muntu" - Cia. Sonhar de Artes cênicas
"Eu#Nós" - Coletivo Senara
"Entre louças" - grupo Vish!
Sexta-feira - 09/05
"O sustentável peso do ser" - Grupo Crise
"Ma-pa-ri-pi-as-pas" - Grupo Creche na Coxia
"Milho aos pombos" - Grupo Teatral 3 de Paus
"Cerimônia" - Cia. Arte em Cena

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela visita. Ficaremos felizes se voce fizer seu comentário sobre esta postagem. Continue acompanhando nossa ARTE PLURAL!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...