quinta-feira, 14 de março de 2013

FESTIVAL DE INVERNO DE OURO PRETO E MARIANA - FÓRUM DAS ARTES 2013 - INSCRIÇÕES ABERTAS

Estão abertas, de 12 de março a 07 de abril de 2013, as inscrições para o “Festival de Inverno de Ouro Preto e Mariana – Fórum das Artes 2013".

Esse encontro que abre espaço para o debate e a mostra das manifestações artísticas locais, nacionais e de outros países é organizado na parceria da Universidade Federal de Ouro Preto com a Fundação Educativa de Ouro Preto e as prefeituras de Ouro Preto e Mariana.As ações envolvem apresentações, exposições, oficinas e debates nas áreas da música, literatura, patrimônios cultural e natural e nas artes cênicas, plásticas e visuais. A multiplicidade das linhas, do fazer e do pensamento cultural é o foco principal deste ano com a escolha da temática da Diversidade.

Um repensar da importância do próprio Festival e de outros espaços para a valorização, perpetuação e surgimento de novas formas de expressão.

No período de 12 a 28 de julho um panótipo de cores, sons e movimentos vai tomar conta das ruas, casas e praças das tricentenárias cidades de Ouro Preto e Mariana. Desenvolvido desde 2004 pela UFOP, na visão da extensão universitária, o Festival reafirma a importância das manifestações culturais, reforçada no diálogo entre a população local e os visitantes. Um encontro onde a cultura popular e acadêmica, há quase 50 anos, ganha novos contornos e redesenha a visão da nação sobre si mesma.

História do Festival

O primeiro Festival de Inverno de Ouro Preto foi realizado em 1967 por um grupo de professores da escola de Belas Artes da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), com o objetivo de levar a arte à coletividade.

Pensado a partir de uma proposta extensionista de aproximação da sociedade com os temas culturais e artísticos, o Festival atravessou as décadas de 1970, 1980 e 1990 superando desafios. Até 1999, a UFMG se manteve à frente do Festival, deixando de produzi-lo no ano 2000. A partir daí, surgiram três festivais: Festival de Inverno da Prefeitura de Ouro Preto, Festival de Inverno do Uni-BH (Centro Universitário Belo Horizonte) e, a partir de 2004, o Festival de Inverno – Fórum das Artes, realizado pela Universidade Federal de Ouro Preto, como um projeto de extensão universitária que se consolidou com uma proposta diferenciada de refletir sobre arte e cultura, articulando preservação e invenção.

Em 2005, o evento passou a denominar-se Festival de Inverno de Ouro Preto e Mariana – Fórum das Artes, com a participação das Prefeituras Municipais. O evento busca contribuir com o desenvolvimento local, por meio da democratização da cultura e da possibilidade de engajamento das comunidades. O Festival ocupa ruas, praças, prédios históricos e áreas externas das cidades, configurando-se como um dos mais importantes do calendário mineiro no campo da cultura, sendo o propulsor do debate sobre as manifestações artísticas das duas primeiras capitais de Minas Gerais.

Clique AQUI para acesso ao EDITAL.

Clique AQUI para efetuar sua INSCRIÇÃO ON LINE.


Clique AQUI para saber mais sobre outros EDITAIS E FESTIVAIS.

Clique AQUI para saber sobre CURSOS E ESPETÁCULOS EM CARTAZ EM FORTALEZA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela visita. Ficaremos felizes se voce fizer seu comentário sobre esta postagem. Continue acompanhando nossa ARTE PLURAL!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...