terça-feira, 4 de dezembro de 2012

III MANIFESTA! FESTIVAL DAS ARTES 2012 - PROGRAMAÇÃO E MAPA - DIA 8/12 - 12 HORAS DE APRESENTAÇÕES

A programação artística do III ManiFesta! Festival das Artes está concentrada na virada da noite de 08 para 09 de dezembro (sábado para domingo), entretanto já no dia 04 (terça) serão oferecidas atividades de formação. Confira aqui as oficinas, mesas redondas e debates! Participação gratuita!

Na semana do dia 04 a 07 de dezembro, serão realizadas as atividades de formação artística do III ManiFesta! Festival das Artes, onde serão promovidas oficinas, mesas redondas e debates com artistas, realizadores, produtores, críticos e profissionais da área de artes, atuantes nas múltiplas linguagens.

As oficinas gerarão performances ou obras que serão apresentadas no III ManiFesta! Festival das Artes, junto a todos os outros artistas selecionados da programação.

Clique AQUI para ver como foi a PROVOCATÓRIA para a SELEÇÃO.

TODA A PROGRAMAÇÃO É GRATUITA

Confira o Teaser do III MANIFESTA:



Confira a seguir as programações de FORMAÇÃO, DEBATES E APRESENTAÇÕES ARTÍSTICAS:

OFICINAS

Oficina Dança / Performance – Land Movement
Dias 05, 06 e 07/12 – de 09h às 13h (20 vagas)

Land Movement é uma metodologia de práticas criativas a partir do corpo e ambientes naturais. Assim, a oficina pretende facilitar a criação de cena tendo como objetivo buscar um pertencimento holístico do corpo ao ambiente. O trabalho corporal será constituído por exercícios de Teatro Físico, Consciência Corporal, Butoh, Meditação e Shiatsu.

Facilitador: David Limaverde
Arte-educador, pesquisador e performer nascido em Fortaleza, David Limaverde possui mestrado em Estudos da Perfomance pela Universidade de Amsterdã. Atualmente é doutorando em Arte e Educação pela Universidade de Barcelona.

Oficina Fabricação de Instrumentos Musicais – Dando ouvido aos seus olhos
Dias 04,05 e 06/12 – de 14h às 18h (20 vagas)

O som tem forma, o som tem cor, o som tem corpo. A poética da escultura se materializa também no som que dela se propaga, podendo também ser ao contrário, o som se estende em forma dos corpos do qual ele se origina. A busca destes limites ou quem sabe a possível expansão deles, é a proposta desta experiência, na aproximação da antropologia orgânica das matérias na obra de Tércio Araripe com a cenografia da urbes industrial de Marcelo Santiago. Antes de tudo um convite a vivência do criativo “primitivourbanóide” com os objetos sonoros, composições integradas pelos que vierem.

Facilitadores: Tércio Araripe e Marcelo Santiago
Artista plástico e luthier nascido em Fortaleza-CE, Tércio Araripe criou a Orquestra Bambu Brasil na Escola de Música de Guaramiranga, ministrou diversos cursos e oficinas de percussão em eventos como na I e II Bienal de Percussão 2005 e na 8º Mostra Cariri de Cultura 2006, e foi contemplado pelo Prêmio Funarte Interações Estéticas Residências Artísticas em Pontos de Cultura 2008/2009.

Marcelo Santiago é artista visual e atuou profissionalmente com arte em atividades de ilustração, estamparia, mobiliário e moda. Atualmente desenvolve projetos nas áreas de design de objetos, ambientação comercial, cenografia e figurinos para dança, teatro e áudio visual. Tem em sua trajetória os cenários e figurinos dos balés Jangurussu e Koiguera, da Edisca em Fortaleza – CE e diversas mostras e exposições.

Oficina Artes Plásticas – Manifestação do Inconsciente: desenho e barrografia
Dias 04, 05 e 06/12 – de 09h às 13h (20 vagas)

O objetivo da oficina é utilizar da técnica de barrografia – gravura com matrizes de barro cru ou cozido – para desenvolver vivências de desenhos refletindo no incosciente e expandindo as percepções.

Facilitadora: Sabyne Cavalcanti

Formada em Artes Visuais, Sabyne realizou um programa de pesquisa em Linguagens Visuais no Vila das Artes durante os anos de 2011 e 2012 e uma residência em Arte – desenho, gravura, pintura e arte têxtil em Frederikssund – Dinamarca. Ela trabalha com instalações e performances utilizando materiais perecíveis como o barro e plantas para criar espaços de relacionamentos nas instituições de arte, que funcionam mais como um laboratório do que como um espaço expositivo. Já realizou diversas exposições, entre elas, especificamente no ano de 2012, “Individual Ritos” e “Perambular, Experimentar e Correr Perigo” expostos no Centro Cultural Banco do Nordeste.

DEBATES

Debate 1 – tema: Arte Autoral
Dia 04/12 (terça), às 19h, no Auditório do Memorial da Cultura Cearense – Dragão do Mar

Ementa: Autoria e Antropofagia. A liberdade nas obras “Baseadas em” e com “Livre inspiração em”. Onde acaba a criação do autor e onde começa a do intérprete? Em época de cultura digital, como lidar com copyright, copyleft, creative commons, direito autoral, cópia, reprodução, compartilhamento e autoralidade.

Mediação: Julio Lira (articulador de projetos da ONG Mediação de Saberes). Participantes: Fábio Barros (advogado e músico), Márcio Pereira (professor), Paulo Amoreira (Coordenador de formação do Centro Urbano de Arte, Cultura e Esporte CUCA Che Guevara) e Rosemberg Cariry (cineasta)

Debate 2 – tema: Apropriação de recursos e equipamentos culturais
Dia 05/12 (quarta), às 19h, no Auditório do Dragão do Mar

Ementa: Como funcionam os editais de ocupação dos espaços? Quais são as possibilidades e limitações encontradas? Os espaços são acessíveis aos novos artistas? E onde fica a arte contemporânea que não se utiliza dos espaços de forma convencional? Pretende-se provocar a inversão das prioridades e impulsionar o debate sobre políticas institucionais, estimulando o amadurecimento da discussão sobre a função dos centros culturais e a distância que se estabelece entre as administrações transitórias e os interesses permanentes da área. A mudança virá apenas pelas nossas mãos.

Mediação: Marcelo Ikeda (professor do Curso de Cinema e Audiovisual da Universidade Federal do Ceará). Participantes: Elisabete Jaguaribe (Instituto de Arte e Cultura do Ceará), Tibico Brasil (gerente executivo do Centro Cultural Banco do Nordeste) e José Márcio (coordenação/Centro Cultural da Caixa Econômica Federal – Caixa Cultural)

Debate 3 – tema: Grupos de resistência artística
Dia 06/12 (quinta), às 19h, no Auditório do Dragão do Mar

Ementa: Tornar públicas as discussões e ações dos grupos de artistas, suas histórias de lutas e resistências, além de suas interações com a cidade. Política e micropolítica da resistência cultural aos poderes dominantes: contra-poderes e articulações colaborativas.

Mediação: David da Paz (artista híbrido e educador). Participantes: Marcelo Santiago (artista visual e integrante do Movimento Criativo Iracema), Andréa Saraiva (artista e integrante do movimento Quem Me Dera Ser um Peixe), Thiago Arraes (ator e diretor integrante do coletivo Soul)

Debate 4 – tema: Transversalidades entre linguagens: contaminações, hibridismos, fronteiras e territórios
Dia 07/12 (sexta), às 19h, no Auditório do Dragão do Mar

Ementa: As convergências e intersecções entre os segmentos artísticos – ou promiscuidades das linguagens – como a potência própria do pensamento-arte para atravessar estratos subjetivos e instaurar rizomas. Como são categorizadas as linguagens quando se pensa em arte?

Mediação: Yuri Firmeza. Participantes: David da Paz (artista híbrido e educador), Karlo Kardozo (diretor teatral, escritor, fotógrafo, videomaker e membro da Cia Pã de Teatro), Uirá dos Reis (compositor de trilha sonora para filmes, vídeos, espetáculos de dança e peças de teatro) e Ivan Maia (poeta, ator, mestre em Filosofia e criador do Espaço de Cultura Libertária, em Recife).

APRESENTAÇÕES ARTÍSTICAS

Confira o Mapa dos palcos do III ManiFesta! Festival das Artes.




PALCO PRAÇA VERDE

(Hora Apresentação Nome Artístico)
18h30 Cabras da Net e o Xaxado Novo Parahyba & Cia Bate-Palmas
19h Homenagem Rosemberg Cariry Homenagem Rosemberg Cariry
19h15 Rocca Vegas Rocca Vegas
20h Astronauta Marinho Astronauta Marinho
20h45 Um horizonte cósmico Galácticos
21h45 Soledad Brandão & Os Cafajestes Soledad Brandão
22h45 Danchá Danilo Guilherme
23h45 Reggae da Paz Alma de Pedra
0h45 Os Ultraleves Os Ultraleves
1h45 Rossglow band Paulo Rossglow
2h45 José Rodrigues e casa um José Rodrigues
3h30 Tanta estrada Aguardente Blues
4h30 Verônica Decide Morrer Verônica Decide Morrer
5h15 Chacomdega Chacomdega

ARENA PRAÇA VERDE

(Hora Apresentação Nome Artístico)
18h Cheguei do mar foi cantando o mar sempre foi meu lar… Maracatu Povo do Mar
19h Homenagem Rosemberg Cariry Homenagem Rosemberg Cariry
19h45 Ícone Casal 2
20h30 Querência Iziane Limaverde
21h15 Mateus e Catirina em A Seca do Asfalto Coletivo Muquifo
22h15 Misteria Mx Leguiza e Valentino Kmentt
22h30 Poesias para os olhos delas Rivolier Rodrigues
23h15 Parintins em festa Oré Anacã – Grupo de Dança Popular da UFC
0h15 Apresentação ManiFesta Zona Hibrida Apresentação ManiFesta Zona Hibrida
1h15 O Nascimento do Homem Dyego Stefann – Grupo Penumbra
1h30 Vídeo Moda, Modus, Modos Sálvia Braga
2h15 Mato Alto – Pedra por Pedra Arthur Leite
4h Religaris Wladimir Silva Cavalcante

PALCO QUADRA

(Hora Apresentação Nome Artístico)
18h30 Rosa Sinensis Deyse Peixoto
19h15 Traços Jord Guedes
19h45 Periferia tem talento Ernany RVM
20h30 Artitude da Periferia Movimento Arrastão
21h “Bobices” e Recital Poético Tetê Macambira
21h15 Dança dos sonhos Joyce Custódio
21h45 Deztroços Frente Ampla Cultural – FAC
22h Babi Guedes Babi Guedes e banda Pião Roxo
22h45 Hardy e o fim do mundo Hardy
23h15 Afoxé Acabaca – Orá Sabá Omí Associação Cultural Afrobrasileira Bloco Afóxé Camutuê Alaxé
0h A Vibe A Vibe - Um movimento de contra-cultura no sertão central.
0h30 Literatura perfomática Max Roger Franco Pompilho
0h45 Kizomba de Rosas Grupo Samba de Rosas e bailarino Paulo José
1h15 Crônica da Província em Chamas Airton Uchoa Neto
1h30 Plantio. Oco do mundo
2h A balada sem nome e outros blues Malditos Rock Band
2h30 Tenda Poética Templo da Poesia Instituto Cultural
2h45 Kazane Blues Kazane Blues
3h15 A Casa Banda Capotes Pretos na Terra Marfim
4h Tergara Tergara
4h45 Pinhead Pinhead Underground


PALCO ROGACIANO LEITE

(Hora Apresentação Nome Artístico)
20h Bossambar Grupo Bossambar
20h45 Realejo Viramundo: Gaita Mundo Afora Realejo Viramundo
21h30 10 Anos de Estrada Piron Heron
22h15 Colean Glauco Leandro
22h45 Paula Tesser 5.1 Paula Accioly Tesser
23h30 Futuro e Memória Dalwton Moura
0h Dançando no mundo da criança Cia Unus
0h45 Erivan Produtos do Morro Erivan Produtos do Morro
1h15 Todas as notas para você: Exercícios 1 e 2 Cia. Anagrama
1h45 Selvagens à Procura de Lei Selvagens à Procura de Lei
3h Amor Canalha! Grupo Leite de Rosa & Os Alfazemas
4h Pála pelo Mundo Banda Arte Proibida
4h45 Glaubim Holanda RegStyle Glaubim Holanda
5h30 Lavage: Década Underground (2003-2012) Lavage

ESPAÇO PATATIVA

(Hora Apresentação Nome Artístico)
19h30 Bolimbolacho #Corpóreos Grupo de Dança
20h15 Fotografia de Protesto Cristiano Magalhães
20h30 Os olhos do mundo Allexandre de Castro
21h15 Cabid Cia Verdade Cênica
21h30 Fé no Tambor, Tambores na Fé Eden Barbosa
22h Coitadas Grupo Teatro Ateliê
22h45 Sabiaguaba Verde em Transição Gustavo Costa
23h15 Bolhas Jorge Augusto Cupertino de Miranda Moreira (Gutto Moreira)
23h30 Afoxé Acabaca – Orá Sabá Omí Afoxé
0h Dançando no mundo da criança Dança
0h15 Dois Mendigos e um Banco Sujo NuPPaL – Nucleo de Pesquisa em Palhaçaria
1h Exposição Fotográfica Wallace Freitas
1h15 Chico da Matilde Manifesto – A voz do povo é a voz do Dragão Soslaio
2h Ensaio sobre os bancos – Ausência Francisco Jackson
2h15 Tratamento de Imagem Coletivo Risco
2h30 Leilão do Primata No barraco da Constância tem!
3h Multiverso – A fotografia vista com outra possibilidade Igor Barbosa
3h30 Vento Cia.Luz
4h30 É carona Felipe Araújo
5h15 Fascínio pelo vento Brunno Gomes

ESPAÇO PLANETÁRIO

(Hora Apresentação Nome Artístico)
20h30 Red Right Hand Fabiano Veríssimo
20h45 Velho Retrato Grupo Teatro Ateliê
21h30 Poesia.compassos Maria Mariah
21h45 Contação de Histórias Sonoras Marcos melo
22h Desvendando-me Antonia Cirlaedna Pereira da Silva
22h15 Yalla ya habibi Cia. Saara
22h30 JanMx – The Project Jânio Florêncio e Mx Leguiza
23h O que me puxa, o que me prende e o que me sustenta Italo Anderson
23h30 A Duração do Deserto Nina Rizzi
23h45 Devaneios Grupo de Teatro Libertários
0h15 Dançando no mundo da criança Cia Unus
0h30 Outras Frequências Rudá Cia de Dança
0h45 Manifesto do Não Fabiana Lima
1h Diego Landin Diego Landin
1h30 Não é dança filmada Aspásia Mariana
2h Sonora! Narcelio Grud
2h30 Como é sentir ? Marília Nogueira Nery da Silva
3h In-Gestão Ana Crônica
3h45 Além do olhar Sálvia Braga
4h Teatro do CristoZé. Airton Lima / Joio.cia produções diabólicas
4h30 Alice Raísa Inocencio

TEATRO DRAGÃO DO MAR

(Hora Apresentação Nome Artístico)
18h Vertical Dança Studio Divino Movimento Fortaleza
18h45 Elucubrações Outro Grupo de Teatro
19h Solo 2 – Jacu. João Andrade Joca – da Cia Sol de Artes
19h45 Comer, Querer, Ver Outro Grupo de Teatro
20h Eu também vou Reclamar Moisés Loureiro
21h Dança para os meninos Crus Felipe Araújo.
21h15 Incursão Brasileira de Ritmos Residência Artística de Sapateado – TJA
21h45 Sagração ao FAST Food Felipe Damasceno
22h15 Monólogo do Corpo Dyego Stefann
22h30 Revoada Fabiano Veríssimo
22h45 Um Gole Divino Caravana Tragos
23h45 Formas Experimentus Cia. de Dança
0h15 Dançando no mundo da criança Cia Unus
0h30 De galochas no Jardim Grupo Trilhas.
1h Plastic Wood Plastic Wood
2h Fragmento-recortes de dança a dois Poros – Pesquisa e Produção em Artes
2h30 Navalha na Carne Navalha na Carne, Grupo Imagens
3h15 Rimprovisando Cia. Teatro do Improviso
4h Transgenerados Webster Macedo
5h De profundis Liana Cavalcante

ITINERANTE

(Hora Apresentação Nome Artístico)
20h30 Ato Corporis bando.
21h Sem Vestígios Silvia Moura e Narcélio Grud
21h30 Ela queria falar de peixes Cia. Ponto
22h Pesquisa Amoral Raísa Inocencio
22h30 Ir por onde flor eden.loro
23h Quintal Métrico Victor Hugo Leite
23h30 A Incrível História do Poste que Virou Árvore David Limaverde
0h Dançando no mundo da criança. Cia Unus
0h30 Carinho Leon Rego
0h45 Não pise no Vestido CEM – Centro de Experimentações em Movimentos
1h15 Todas as notas para você Cia. Anagrama
1h45 O verso da Moldura Jamille Morais da Fonseca
2h15 Eu queria falar da falta Elano Chaves e Yuri Salgado
2h45 Acerte o Pato Mario Filho

LOUNGE E CONCRETO

(Hora Apresentação Nome Artístico)
18h30 Cadeia Alimentar Airton Lima / JabelimReciclado
18h45 Pomar de Corpos Régis Amora
19h30 E tu? Sob o domínio do Poço
20h Ordinária e filosófica realidade Ben’Kelé
21h15 Colcha de historias Pintar as ruas de alegria
23h Resíduos Noturnos Companhia de Theatro Arcádia
01h15 Jonnatta Doll & a Garota Iguana Jonnatta Doll
02h15 Cine Macumba – Mostra de Curtas Cine Macumba
18h/06h Paladar de Cearense Casa da Sogra Gourmet
18h/06h Rango Vegan Coletivo Toren
18h/06h Lanche “Vegetariando” Aquariano Lanches

PILOTIS

(Hora Apresentação Nome Artístico)
18h/06h Chico Gomes. Chico Gomes
18h/06h Vida e Cimento – Registros do Convívio Luana Spinosa
18h/06h Entre texto e imagem Marcelo Melo
18h/06h Pôr do sol Coletivo Individual
18h/06h As Janelas da Alma, ou Homenagem a Barnet Newman Felipe Gregório
18h/06h Ruas Gyovanny Silva
18h/06h Fé no Tambor, Tambores na Fé Eden Barbosa
18h/06h Um Olhar para a Enfermagem Célia Siqueira
18h/06h Fotografia do Objeto Déborah Quaresma
18h/06h Olhar sobre a Natureza Isaac Nunes
18h/06h Piscininha – E o mar engolido Eugêncio Pacelli Gomes
18h/06h Selo Coletivo Bruna Beserra
18h/06h Linear, ou quase Júlio César Gomes Vidal
18h/06h Raisa Christina Raisa Christina
18h/06h Betika Li Betika Li
18h/06h Fotografia Caio Cesar Rodrigues
18h/06h Fotografia de Protesto Cristiano Magalhães

BOSQUE

(Hora Apresentação Nome Artístico)
18h/06 Outros Mundos Psydomos e BelCanopus
18h Santo Óficio Companhia de Teatro Epidemia de Bonecos
19h Vestígios do devir Ícaro Maia
21h A literatura desconhecida de Sebastião Sousa Sebastião Sousa Teixeira
22h30 [Plur]i{t(ê)ext(eis)}u[ais] Rafael Carvalho
23h15 Jardim de Sentimentos Grupo EstoriAtores de Teatro
0h30 Malditos “Teatro suspenso”

ALPENDRE

(Hora Apresentação Nome Artístico)
19h Forca Fabiano Veríssimo

TEATRO DAS MARIAS

(Hora Apresentação Nome Artístico)
21h Admito Paulo José


MANIFEIRA

(Hora Apresentação Nome Artístico)
18h/06h Feira da Fotografia de Fortaleza Chico Gomes
18h/06h E tu? Sob o domínio do Poço
18h/06h Crônica da Província em Chamas – Venda de exemplares Crônica da Província em Chamas
18h/06h Espinho e Fulô – Arte em couro Andrea Fontenele
18h/06h Trabalhos com material reciclado e peças com vinis antigos. Aluciana Upcycle Design
18h/06h Instrumentos ecológicos Marcos Melo
18h/06h Bolsas artesanais Sara Kali
18h/06h Em Vento Cores – Móbiles de origames Fabi, Maïté e Tauí.
18h/06h À Sua Cor – Roupas e acessórios, pintados à mão. Lorena Lyse Lima Rodrigues
18h/06h Instrumentos percurssivos André Sehn Correia Lima
18h/06h Loja sem Paredes Fernanda Meireles
18h/06h Tenda Poética Templo da Poesia Instituto Cultural
18h/06h Cadernos Artesanais Aondê Cadernos Artesanais
18h/06h Muñoz Aguirre; Muñoz Aguirre; Betika Li
Betika Li – Acessórios em couro e caleidoscópios
18h/06h Nó cego - Encadernações artesanais Nó cego Encadernações Artesanais
18h/06h Wiane Moreira e Marcelo do Sol – Tecido e Metais Wiane Moreira e Marcelo do Sol
18h/06h Dami Cruz - Roupas artesanais Dami Cruz
18h/06h Monstrengos – toy arte Karla Saraiva Lima
18h/06h REUTILIZACE – Artesanato Sustentável Ricardo Cavalcante e Aline LIma
18h/06h Efeitos Visuais – Camisetas pintadas à mão Efeitos Visuais
18h/06h Arte em tecido Crislay Micaely Crisóstomo Maia
18h/06h “Bobices” & Recital Poético Tetê Macambira
18h/06h Arte Vinil Antonio Marcio Santos Gadelha
18h/06h Máscaras e Bonecos João Andiras

Fonte: site do Manifesta!

Clique AQUI para saber sobre o II MANIFESTA! 2011.

Clique AQUI para saber sobre o I MANIFESTA! 2010.

Clique AQUI para ver outros EDITAIS E FESTIVAIS.

Clique AQUI para ver ESPETÁCULOS EM CARTAZ em Fortaleza.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela visita. Ficaremos felizes se voce fizer seu comentário sobre esta postagem. Continue acompanhando nossa ARTE PLURAL!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...