quarta-feira, 1 de agosto de 2012

VIII FESTIVAL DE TEATRO DE FORTALEZA - CORTEJO DE ABERTURA NO SÁBADO, 04/08

Neste sábado (04/08), o VIII Festival de Teatro de Fortaleza - realizado pela Prefeitura Municipal de Fortaleza através da Secretaria de Cultura de Fortaleza (Secultfor) – dá início à sua programação com um cortejo comemorativo que parte às 8h da Praça do Ferreira, segue pelas ruas do Centro da cidade e se encerra no Theatro José de Alencar (TJA), reunindo grupos de teatro, músicos, artistas e intelectuais, que convidam a população a participar do evento. Este ano, o cortejo será realizando em parceria com o Coletivo Aparecidos Políticos e Comissão Nacional da Anistia, se transformando na Caravana Arte e Memória em Movimento.


A caravana vem refazer um percurso histórico que rememora espaços de resistência e repressão em Fortaleza, no período da ditadura militar, e tem como objetivo reivindicar o direito à justiça, memória e verdade, bem como relembrar o período da ditadura para que não se esqueça, para que nunca mais aconteça.

A concentração da Caravana Arte e Memória em Movimento começa na Praça do Ferreira, às 8h, com a apresentação do Grupo de Teatro Expressões Humanas. Segue, então, para o Museu do Ceará, onde acontece a reabertura do Memorial Frei Tito e a apresentação do Grupo Formosura, também focada na vida do religioso revolucionário. A próxima parada será no Arquivo Público, na esquina das ruas Senador Alencar e Senador Pompeu, onde o Coletivo Aparecidos Políticos fará uma intervenção para reivindicar a abertura dos arquivos da ditadura.

A seguir, a caravana segue em direção à Praça José de Alencar. O espaço, que já foi palco de diversas manifestações, recebe a turma de Princípios Básicos de Teatro do TJA que irá encenar um protesto. A parada final será por volta de 11h no TJA com apresentação, no palco principal, de um texto literário do ex-preso político Oswald Barroso.

Simultaneamente à concentração, irão acontecer mais duas apresentações da Caravana Arte e Memória em Movimento. Na Rua Guilherme Rocha - onde ocorriam os chamados “comícios relâmpados”, em que estudantes e trabalhadores faziam rápidos discursos em oposição à ditadura antes que surgisse a repressão - o Grupo de Teatro Caretas realizará seus “Comícios Poéticos”. Já na Delegacia da Polícia Civil, localizada à Rua do Rosário, nº 199, o Fluxo Coletivo fará uma performance, pois o local abrigou o DOPS (Departamento de Ordem Política e Social), uma das instituições mais repressoras da ditadura militar.

Clique AQUI para ver CURSOS e ESPETÁCULOS EM CARTAZ em Fortaleza.

Clique AQUI para ver EDITAIS E FESTIVAIS.

Clique AQUI para ver a PROGRAMAÇÃO COMPLETA DO FESTIVAL.

Clique AQUI para saber como foi o EDITAL DESTE FESTIVAL.

Fonte: SITE DO FESTIVAL DE TEATRO DE FORTALEZA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela visita. Ficaremos felizes se voce fizer seu comentário sobre esta postagem. Continue acompanhando nossa ARTE PLURAL!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...