sexta-feira, 27 de julho de 2012

10a. MOSTRA BRASILEIRA DE TEATRO TRANSCENDENTAL - PROGRAMAÇÃO

A Mostra Brasileira de Teatro Transcendental é um evento artístico/cultural - com fins solidários - realizado anualmente no Estado do Ceará. Destina todo resultado financeiro a instituições beneficentes. São dias de muita arte com a temática da espiritualidade, onde são abordadas lições de fé, amor e altruísmo. A Mostra apresenta espetáculos no teatro, bem como apresentações abertas ao público nos bairros da capital e nas cidades do interior do Ceará, exposições de arte, shows musicais e um workshop sobre artes cênicas entre os expoentes nacionais e a população local. A Mostra é uma iniciativa pioneira no Brasil.


Segundo o Dicionário Aurélio, Transcendental é tudo aquilo que ultrapassa os limites da experiência; metafísico; algo superior, muito elevado, excelso, sublime; que supõe-se a intervenção de um princípio que lhe é superior; que transcende do sujeito para algo fora dele; que se eleva além de um limite ou de um nível dado; que ultrapassa a nossa capacidade de conhecer. Portanto, Transcendental vai muito além da matéria, diz respeito à espiritualidade dos indivíduos. Mas para o público da Mostra Brasileira de Teatro Transcendental é tudo isso e muito mais: é arte, é cultura, é amor.

Os ingressos já podem ser trocados (1 ingresso = 2kg de alimentos não perecíveis + 1 livro) nos stands dos shoppings Via Sul, Aldeota, Benfica e North Shoppings.

Outras informações: (85) 3260-5140 - teatrotranscendental2012@gmail.com

Confira abaixo a programação de Fortaleza-CE:



Clique AQUI para ver o que está EM CARTAZ NO CEARÁ.

Clique AQUI para saber sobre EDITAIS E FESTIVAIS.

Saiba mais sobre os espetáculos:

POR POUCO (MG) Grupo: Cangaral Produções Artísticas

“Por Pouco” retrata de forma sensível o mais pessoal dos sentimentos dos homens: os sonhos e o desejo de entender os afetos que deixamos se perder em nossas vidas. Dois idosos despertam em um hospital e recebem a informação que têm pouco tempo de vida. Iniciam ema viagem maravilhosa, que não só se torna uma fuga do hospital, mas também um regresso aos sentimentos mais preciosos do ser humano. Texto que deu origem ao emocionante filme “Antes de Partir” estrelado por Jack Nicholson e Morgan Freeman.

Ficha técnica:
Direção: Ary Coslov
Autor: Samuel Benchetrit
Tradução: Jacqueline Laurence
Ass. De direção: Marcelo Aquino
Produção: Celso Lemos
Elenco: Ilvio Amaral, Mauricio Canguçu, Flávia Fernandes e Wolney de Oliveira
Cenografia: Marcos Flaksman
Figurino: Kika Lopes
Maquiagem: Leopoldo Pacheco
Iluminação: Pedro Pederneiras
Classificação: 10 anos


FLÚVIO E O MAR (RN) Grupo: Atores a Deriva

Ele tem um sonho que é maior que todos os outros .Um destino de onda, um desejo de Mar. Assim é Flúvio, o herói andante da peça “Flúvio e o Mar”, espetáculo infanto-juvenil contado e cantado pelo Coletivo Atores à Deriva. Flúvio, que mora na pequena e encantadora cidade de Elmo das Pedras, parte para uma aventura em busca do mar e no caminho, ele encontra criaturas surpreendentes e cativantes: o Poeta, uma figura sábia e esquisita porém de coração nobre, ele possui um só corpo e duas cabeças; o Maravilhoso, um jovem inteligente e de humor apurado, ele é muito ligado à sua terra e também nas últimas tendências da moda; João Insatisfação, um ser alheio ao afeto, um homem que anda com tudo que tem, e possui uma verdadeira obsessão por comprar, mania que preenche o seu vazio pela falta de uma mãe. Todos esses personagens aparecem no caminho de Flúvio, alertando-o sobre suas escolhas. 

 Na sua jornada, Flúvio encontra o tão sonhado Mar e percebe que ele está cheio de lixo e óleo, fruto de escolhas mal feitas por pessoas do mundo todo, inclusive as suas, Ele reluta em acreditar ,vendo ali seu destino sendo destruído como um frágil e pequeno castelo de areia. No entanto, sua esperança é renovada quando ele entende que sua busca pelo mar pode virar uma aventura bem maior: a árdua tarefa de fazer com que as pessoas reflitam sobre suas escolhas, a começar pelo destino que se deve dar ao lixo. Assim, Flúvio finalmente encontra o seu destino de onda, seu desejo de mar .Nesse sonho que é maior que todos os outros. E é nessa atmosfera de sons, cores, sentimentos e desejos que ele reflete sobre as escolhas que determinam o nosso caminhar.

Ficha técnica:
Texto e Direção: Henrique Fontes
Elenco: Bruno Coringa, João Victor Miranda, Doc Câmara e Paulo Lima
Trilha original: Luiz Gadelha e o Coletivo
Músico: Wesli Dantas
Figurino e cenário: Kátia Dantas
Iluminação: Henrique Fontes

FRANCISCO (MG) Grupo: Cia. Laboro

O exemplo de humildade, abnegação, renúncia e o grande amor que Francisco demonstrou em sua passagem pela vida física, sempre serão motivações para diversas realizações. Assim foi para este trabalho da Cia Espírita Laboro. O grande desafio foi entender as atitudes desse iluminado espírito, pois reconhecemos o abismo que existe entre nós e ele, entre as posições e as escolhas que assumimos em nossos tempos e a simplicidade e dedicação ao bem que ele vivenciou.

Nasceu assim, mais um espetáculo com as possibilidades de que o grupo dispõe. A música, as convenções teatrais, o Jogo com o público, que são elementos sempre presentes em nossas peças, não poderia faltar em “Francisco”. Pedra por pedra, queremos viver os felizes dias de Assis do século XIII, e deixar o “Cavaleiro de Cristo” caminhar pelas montanhas de nossos corações revelando a amplitude da vida com a máxima alegria.

Ficha Técnica:
Texto: Adriano Alves
Figurino: Adriano Alves
Cenário: Marcos Aurélio Gonçalves, Cia.Espírita Laboro
Músicas: Movimento Espírita de Belo Horizonte, Cia.Espírita Laboro
Elenco: Bráulio Frederico, Daniela Tonidandel, Maíra, Clarice Wilken, Marcos Aurélio, Wadson Fernandes, Wellerson Fernandes


VIVOS DE MORRER (RN) Grupo: Persona de Teatro

“Vivos de Morrer” conta a história de dois espíritos, João Antônio e Judite que, após retornarem ao mundo espiritual, passam por situações que lhes mantêm ligados ao mundo material. Entre intermináveis confusões e risadas, o espetáculo chega ao seu clímax com revelações inesperadas feitas pelo espírito amigo Pedro Paulo, um espírito um pouco mais consciente... Mas, só um pouquinho! Eles, então, passam a entender que nada acontece por acaso e que todos eles têm íntimas ligações uns com os outros. E assim vivem (e morrem) como em todas as famílias, entre amor, brigas, risadas e lágrimas, principalmente quando descobrem que os que “morrem” estão mais vivos do que nunca!

Ficha técnica:
Direção: Alessandro Nunes Saraiva
Operação de Luz: Alessandro Nunes Saraiva
Texto: O Grupo
Operador de Som: Gustavo Henrique Lucena
Figurinistas: Cíntia de Fátima, Patrícia de Fátima e Julyana Albuquerque
Cenografia: O Grupo
Contra-regragem: Patrícia de Fátima Silva
Design Gráfico e Ilustrações: Cíntia de Fátima

ENTRE NÓS (RS) Grupo: Cooperativa Alegretense de Teatro

Num casebre moram Carlos e seu filho Carlinhos. Desde o nascimento do menino, Carlos o culpa pela morte da mãe, nutrindo um sentimento de revolta, ódio e incompreensão. O sofrimento de Carlinhos é aplacado por longas conversas com um amigo espiritual, que no decorrer do espetáculo o esclarece sobre a imortalidade da alma e as razões da existência. Aos poucos, acuado pelo pai, Carlinhos descobre ser portador de um dom especial para curar as pessoas. O pai descobre essa faculdade do filho e o utiliza comercialmente. A ligação existente entre pai e filho se desenrola até a última encarnação de ambos em meio ao holocausto da 2ª guerra mundial, e é a partir desta revelação que os laços de afeição que estavam “entre nós” começam a se desamarrar, repercutindo nas possibilidades de perdão que as sucessivas vidas nos oferecem.

Ficha técnica:
Paulo Amaral: ator, diretor e produtor
Joel Cambraia: ator
Bolívar Marini: ator
Tatiane Quintana: atriz
Maria Rosane Furtado: atriz
Adriele Furtado: atriz
Maicon Conrad: ator
Tânia Machado: produção de palco
Alisson Machado: técnico de luz e som

MEMÓRIAS DE UM SUICIDA (CE) Grupo Espírita Leopoldo Machado (LEMA)

Camilo Cândido Botelho, ilustre romancista, vê-se atormentado pela escuridão que uma súbita cegueira lhe impõe e, desesperado, precipita-se no abismo do suicídio. Só que a morte não extingue a vida e ele se depara com uma realidade ainda mais dolorosa que a anterior. Surpreendido por um grupo de criaturas sinistras, vê-se em meio a outros suicidas, sofrendo as mais penosas agressões. A partir daí, é hora de procurar ajuda e encontrar o caminho da superação. A trama é uma adaptação do romance Memórias de um Suicida, eleito, em 2000, um dos dez livros espíritas mais importantes do século XX.

Ficha técnica: 
Ainda não divulgada.


MUITO ALÉM DA JANELA (MG) Grupo: Cia. Amigos da Luz

“Muito Além da Janela” ilustra de forma leve e divertida, o período de mudanças que o planeta Terra vem sofrendo para entrar numa nova era. Na qual só ficarão nele aqueles que conseguirem acompanhar sua marcha evolutiva. Essa situação é retratada no espetáculo através das confusões do cotidiano dos moradores de uma vila. Num final surpreendente e emocionante, veremos uma valorosa mensagem nos lembrando da urgência em melhorarmos nosso convívio nesse planeta e abrirmos nossos corações para o próximo, ou poderemos ser mandados para outro lugar no espaço, carregando conosco nossas janelas fechadas.

Ficha Técnica:
Texto: Fábio de Luca
Direção: Fabio Oliviere
Elenco: Alex Moczydlower, Fábio de Luca, Jean Rizo, Sônia Barbosa e Sidney Grillo
Trilha Sonora: Diego Francis
Assistente Técnico: Marcell Chagas
Fotografia: Alexandre Souza
Iluminação: Fábio Oliviere
Figurinos e adereços: Regina Dourado
Produção executiva/Divulgação/Arte/Cenografia: Fábio de Luca e Fábio Oliviere

Clique AQUI para ir ao SITE DA MOSTRA TRANSCENDENTAL.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela visita. Ficaremos felizes se voce fizer seu comentário sobre esta postagem. Continue acompanhando nossa ARTE PLURAL!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...