quarta-feira, 23 de maio de 2012

FITO 2012 - FESTIVAL INTERNACIONAL DE TEATRO DE OBJETOS

Um saca-rolha gigante se transforma numa graciosa bailarina; leques imitam o traquejo de pavões; chaleiras e xícaras valsam; uma torneira vira fielmente a representação de um velhinho chorando. Esses são apenas alguns exemplos do Festival Internacional de Teatro de Objetos que acontece entre os dias 25 e 27 de maio, em Curitiba, no Museu Oscar Niemeyer (Rua Marechal Hermes, 999 – Centro Cívico).

Pela primeira vez em Curitiba, o evento vai reunir 13 grupos de sete países como França, Argentina, Itália, Israel, Holanda, Espanha e Brasil em mais de 60 apresentações. Além disso, haverá apresentações musicais performáticas de Naná Vasconcelos e Tom Zé. O FITO é uma realização do Serviço Social da Indústria (SESI-PR) e tem entrada franca.

Em sua jornada pelo Brasil, o FITO – único festival do tipo no País -, já foi visto por mais de 200 mil pessoas de sete cidades diferentes: Porto Alegre (RS), Brasília (DF), Florianópolis (SC), Belo Horizonte (MG), Campo Grande (MT), Manaus (AM) e no Recife (PE). “O Teatro de Objetos é uma forma de metáfora crítica inteligente, que faz pensar, diverte, educa e sensibiliza a plateia”, explica Lina Rosa, idealizadora do projeto e diretora de criação da Aliança Comunicação e Cultura. Para envolver o público da cidade dentro do universo lúdico a que se propõe o festival, quatro bailarinas-saca-rolhas gigantes, com três metros e meio de altura, poderão ser vistas nos principais pontos da cidade.

Pouco explorada no Brasil, a modalidade de Teatro de Objetos possui uma forte presença na Europa, continente de onde virá a maior parte das companhias cênicas. Entre os destaques da edição curitibana estão Katy Deville e Christian Carrignon, com a companhia Théâtre de Cuisine, que apresenta os espetáculos “20 Minutos Sob o Mar” e “Théâtre de Cuisine”; além da Cia Fernán Cardama, com “Histórias de Meia Sola” e ainda a companhia espanhola Rocamora, fundada pelo ator e diretor Carles Cañellas, que mostra “Pequenos Suicídios”, adaptação feita do primeiro espetáculo escrito para o teatro de objetos.

Veja abaixo um exemplo do Teatro de Objetos com o número "PAVÃO":



Para receber o público de Curitiba, foi convidado um “mestre de cerimônias de luxo”, o ator Pascoal da Conceição, que vai interagir e brincar com as pessoas na pele do personagem Dr. Cacareco. Além dos espetáculos, acontecem atrações musicais e performances. É o caso de “Pinipan”, espetáculo musical do mestre da percussão, Naná Vasconcelos, ganhador do Grammy Latino 2011 na categoria Regional, que será apresentado na sexta, sábado e domingo, entre a programação dos espetáculos.

A criação de “Pinipan”, que usa pinicos e panelas para fazer música, foi especialmente elaborada para o Festival e tem participação performática do Grupo XPTO, com direção de Osvaldo Gabrieli - que também é responsável pela cenografia do FITO. “Do felicíssimo encontro de Naná Vasconcelos com o XPTO nasceu uma performance de abertura onde utilizamos panelas, pinicos, bacias, conchas e colheres como instrumentos musicais. Parangolés de utensílios de cozinha serão ‘servidos’ no corpo dos artistas-mestres-cucas-brincantes”, explica Gabrieli.

No sábado, (26), às 22h, depois dos espetáculos, acontece o show-performático do baiano Tom Zé, com seu “Música/Contramúsica”. Na percussão, para além dos arranjos e orquestrações – e instrumentos convencionais -, liquidificadores, rádios, máquinas de escrever, enceradeiras, gravadores, teclados e garrafas.

Nos três dias do FITO também acontece a Mostra Viva que serão performances curtas, realizadas por atores, para pequenos grupos. Depois que a performance é finalizada, o ator explica ao público fundamentos básicos do teatro de animação de objetos e convida alguns espectadores a participar da cena.

Outra ação de interação entre o festival e o público é a Fitografia, um espaço cenográfico onde o público é convidado para uma fotografia dançando com um cabideiro. À disposição dos visitantes, há uma série de chapéus para que cada um “dê a cara” que prefere ao seu parceiro de dança. No final, quem quiser leva para casa como lembrança a foto.

ESTRUTURA

Para abrigar o FITO, uma estrutura cenográfica especial será montada no Museu Oscar Niemeyer. Teatros climatizados, quatro minissalas de espetáculos e cenografia interativa, além de cinco salas para espetáculos nacionais e internacionais, sendo três delas com capacidade para receber até 200 pessoas, e duas com menor capacidade.

SERVIÇO

Festival Internacional de Teatro de Objetos. Apresentações, oficinas, palestra e performances musicais de 13 grupos de sete países como França, Argentina, Itália, Israel, Holanda, Espanha.
Dias 25, 26 e 27 de maio, no Museu Oscar Niemeyer (Rua Marechal Hermes, 999 – Centro Cívico).

Mais informações e entrevistas:

RB Escritório de Comunicação - 3363-7759 Rodrigo Browne 9145-7027
Assessoria nacional/ Aponte Comunicação – (81) 3427.1999 Dani Acioli – (81) 9999.1358

Fonte: SITE DO FITO

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela visita. Ficaremos felizes se voce fizer seu comentário sobre esta postagem. Continue acompanhando nossa ARTE PLURAL!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...