sexta-feira, 17 de junho de 2011

CPBT - 20 ANOS - PROJETO RELIGARE - THEATRO JOSÉ DE ALENCAR


Hoje, às 18h30 no Theatro José de Alencar acontece a convocatória das diferentes gerações para a interação CURSO PRINCÍPIOS BÁSICOS DE TEATRO, que faz 20 anos e comemora com o projeto "RELIGARE: CPBT 20 Anos".

Apresentações de espetáculos, oficinas técnicas e seminários voltados para a arte teatral integrarão a programação do projeto RELIGARE – CPBT 20 Anos: Curso Princípios Básicos de Teatro, que terá o objetivo de fomentar o intercâmbio entre alunos e ex-alunos do Curso e difundir amplamente suas produções e reflexões. Além disso, o projeto garante ainda a realização de sete Seminários e sete Oficinas Técnicas que se relacionam às Artes Cênicas; três montagens de espetáculos como conclusão da formação dos alunos em 2011; e a publicação de um livro que narra a história do Curso.
 
Segundo a direção do TJA, o projeto RELIGARE – CPBT 20 Anos foi pensado para evidenciar a produção teatral e a difusão de conhecimento geradas pelo CPBT, colocando para a cena teatral cearense a importância desse Curso e as realizações profissionais dos estudantes e educadores que por ele passaram e que atualmente estão produzindo com suas companhias e grupos de pesquisa.

Desenvolvido pela Quitanda das Artes e pela coordenação do CPBT, e realizado com apoio da Secretarias Estaduais de Cultura (SECULT-CE) e de Educação (SEDUC-CE) e do Theatro José de Alencar (TJA), o projeto realizará ações culturais e educacionais durante o ano de 2011, para comemorar os 20 anos de atividades ininterruptas do Curso Princípios Básicos de Teatro.

Produtos e Serviços a serem gerados:

• Mostra Religare: panorama de espetáculos que reunirá 21 montagens, num total de 63 apresentações;

• Oficinas Técnicas: sete oficinas variadas, cada uma com carga horária de 20 horas, a serem oferecidas para um público de 210 pessoas, com as seguintes temáticas: Corpo e Voz: sonoplastia orgânica; Dramaturgia da cena; Sons para a cena; Produção de arte; Elaboração de projeto e mobilização de recursos: teoria e prática; Direção: pedagogia da direção teatral; e Iluminação: teoria e prática.

• Seminários: sete edições, cada uma com três palestrantes e um mediador, com as seguintes abordagens:

1) Pedagogia do Teatro / Módulo 1 – Introdução à história do ensino de teatro; introdução às teorias e tendências pedagógicas no ensino de teatro; currículo no ensino de teatro; metodologia do ensino de teatro;

2) Pedagogia do Teatro / Módulo 2 – Panorama de experiências no ensino de teatro: processos e metodologias referenciais;

3) Pedagogia do Teatro / Módulo 3 – Formação e prática pedagógica no ensino de teatro: a formação do professor de teatro; competências e desafios na mediação e na socialização de saberes com jovens alunos);

4) Formação de Grupo / Módulo 1 – Planejamento empreendedor na formação de grupos;

5) Formação de Grupo / Módulo 2 – Empreendimento artístico e Políticas de editais;

6) Teatro, Ciência e Sociedade / Módulo 1 – O fazer teatral e o pensamento científico: um diálogo possível?;

7) Teatro, Ciência e Sociedade / Módulo 2 – O teatro como ciência antropológica e semiológica.

• Livro CPBT 20 Anos: publicação impressa, cerca de 120 páginas, tiragem inicial de 1.000 exemplares.

• 03 montagens de espetáculos como conclusão da formação dos alunos em 2011.

Em toda a execução do projeto RELIGARE – CPBT 20 Anos o acesso às atividades é livre e gratuito, respeitando apenas o limite físico de cada espaço a ser utilizado.

SERVIÇO:

Convocatória para a Mostra Religare / RELIGARE – CPBT 20 Anos: Curso Princípios Básicos de Teatro
inscrições abertas de 17 de junho a 15 de julho de 2011 para alunos e ex-alunos do CPBT
info: (85)3235-4063 (Quitanda das Artes) ou 9621-9700 e cpbt20anos@gmail.com (Rodrigo de Oliveira - comunicação) 

Clique AQUI para ver os ESPETÁCULOS SELECIONADOS

Clique AQUI para ver a PROGRAMAÇÃO MAIO/2012

Um comentário:

  1. NOssa!! É uma maravilha estar presente e vendo a arte do ceará crescendo e se desenvolvendo. Fui aluno do CPBT e vou me inscrever!! Sinta-se Abraçados.....

    ResponderExcluir

Obrigado pela visita. Ficaremos felizes se voce fizer seu comentário sobre esta postagem. Continue acompanhando nossa ARTE PLURAL!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...