segunda-feira, 22 de março de 2010

DIA MUNDIAL DO TEATRO E DIA NACIONAL DO CIRCO

Em virtude das inúmeras informações desencontradas divulgadas na mídia, às vêzes, propagadas até por sites especializados, acerca do Dia Mundial do Teatro e Dia Nacional do Circo, ambos comemorados em 27 de março, publicamos abaixo esclarecimentos sobre o assunto.
.
DIA MUNDIAL DO TEATRO
(Por Tonico Lacerda Cruz)


O Dia Mundial do Teatro foi criado em 1961, em Viena – Áustria, durante o 9º. Congresso do Instituto Internacional de Teatro, organização não governamental, fundada em Praga em 1948, pela UNESCO e comunidade internacional do teatro, quando da inauguração do Teatro das Nações, em Paris.


Coincidentemente, o aniversário de Atenas (Grécia, considerada por muitos, o berço do teatro ocidental) também é comemorado em 27 de março.

Numerosas manifestações teatrais organizam-se por este motivo. Uma das mais importantes é a difusão da Mensagem Internacional, escrita tradicionalmente por uma personalidade de dimensão mundial, convidada pelo Instituto Internacional do Teatro para partilhar as suas reflexões sobre temas de Teatro e a Paz entre os povos. Esta mensagem é traduzida em mais de vinte línguas e lida perante milhares de espectadores antes do espetáculo da noite nos teatros do mundo inteiro.

A primeira mensagem foi escrita por Jean Cocteau (França), em 1962, a do ano de 2009, pelo dramaturgo brasileiro Augusto Boal (que veio a falecer logo a seguir, em 02-05-2009); a de 2010 foi escrita por Dame Judi Dench (Inglaterra); a mensagem de 2011 por Jessica Atwooki Kaahwa (Uganda); a de 2012, pelo norte-americano John Malkovich; em 2013, pelo italiano Dario Fo; em 2014, pelo sul africano Brett Bailey, em 2015 pelo polonês Krzysztof Warlikowski e em 2016, pelo diretor russo Anatoli Vassiliev. 


Clique AQUI para ver a MENSAGEM DE 2016.

Clique AQUI para ver a MENSAGEM DE 2015.

Clique AQUI para ver a MENSAGEM DE 2014.

Clique AQUI para ver a MENSAGEM DE 2013.

Clique AQUI para ver a MENSAGEM DE 2012.

Clique AQUI para ver a MENSAGEM DE 2011.

Abaixo a mensagem de Dench, para 2010:


(Dame Judith Olivia Dench (09/12/1934), nascida na Inglaterra, é uma das principais atrizes da atualidade e vencedora do Oscar de Melhor Atriz Coadjuvante por sua interpretação da Rainha Elizabeth em "Shakespeare Apaixonado", de John Madden. Recebeu seu treinamento profissional no Central School of Speech and Drama em Londres, e estreou como Ophelia em Hamlet em Liverpool, em 1957. Em 1961, entrou para a Royal Shakespeare Company e fez muitas aparições em Stratford e Londres ao longo das últimas décadas, ganhando vários prêmios de melhor atriz. Apareceu na Broadway, também, em Amy's Room. Todavia ela ficou mundialmente conhecida como a personagem “M”, da série de filmes “James Bond”. Chegando aos setenta anos, Judi continua sendo a grande jóia do teatro de Londres.)



"A Jornada Mundial do Teatro é para nós a ocasião de celebrar o Teatro na multiplicidade de suas formas. Fonte de divertimento e inspiração, o teatro contém em si a capacidade de unificar as inúmeras populações e culturas que existem pelo mundo afora. Mas ele representa muito mais do que isso, ao oferecer-nos possibilidades de educação e informação.

O teatro acontece no mundo inteiro, e não apenas nos seus espaços tradicionais : os espetáculos podem ser realizados numa pequena aldeia da África, no sopé de uma montanha da Armênia, em uma pequena ilha do Pacífico. Ele não tem necessidade de um espaço e de um público. O teatro possui esse dom de nos fazer rir, de nos fazer chorar, mas ele deve, também, fazer-nos refletir e reagir.

O teatro é fruto de um trabalho de equipe. São os atores que vemos, mas existe um número espantoso de pessoas escondidas, todas elas tão importantes quanto os primeiros e cujas diferentes e específicas competências permitem a realização do espetáculo. A eles se deve uma parte de todo o triunfo ou sucesso alcançado.

O dia 27 de março é a data oficial da Jornada Mundial do Teatro. Mas cada dia deveria poder ser considerado, de diversas maneiras, como uma jornada do teatro, pois cabe-nos a responsabilidade de perpetuar esta tradição de divertimento, de educação e de edificação dos públicos, sem os quais não poderíamos existir."

Judi Dench


Veja também a mensagem de Boal, para 2009:

Somos todos atores



(Teatro popular, teatro contestatório, teatro interativo, teatro educativo, teatro legislativo, teatro terapêutico... em outras palavras, Augusto Boal. O diretor brasileiro de renome mundial foi o autor, em 2009, da mensagem do Instituto Internacional do Teatro (IIT) elaborada em comemoração ao Dia Mundial do Teatro, celebrado em 27 de março. Inventor do Teatro do Oprimido e do personagem denominado “espect-ator”, Boal nos convida a subir no palco da vida para criar um mundo onde a dualidade opressores/oprimido será abolida.)


"Todas as sociedades humanas são espetaculares no seu cotidiano, e produzem espetáculos em momentos especiais. São espetaculares como forma de organização social, e produzem espetáculos como este que vocês vieram ver.

Mesmo quando inconscientes, as relações humanas são estruturadas em forma teatral: o uso do espaço, a linguagem do corpo, a escolha das palavras e a modulação das vozes, o confronto de idéias e paixões, tudo que fazemos no palco fazemos sempre em nossas vidas: nós somos teatro!

Não só casamentos e funerais são espetáculos, mas também os rituais cotidianos que, por sua familiaridade, não nos chegam à consciência. Não só pompas, mas também o café da manhã e os bons-dias, tímidos namoros e grandes conflitos passionais, uma sessão do Senado ou uma reunião diplomática – tudo é teatro.
Uma das principais funções da nossa arte é tornar conscientes esses espetáculos da vida diária onde os atores são os próprios espectadores, o palco é a platéia e a platéia, palco. Somos todos artistas: fazendo teatro, aprendemos a ver aquilo que nos salta aos olhos, mas que somos incapazes de ver tão habituados estamos apenas a olhar. O que nos é familiar torna-se invisível: fazer teatro, ao contrário, ilumina o palco da nossa vida cotidiana.

Em Setembro do ano passado fomos surpreendidos por uma revelação teatral: nós, que pensávamos viver em um mundo seguro apesar das guerras, genocídios, hecatombes e torturas que aconteciam, sim, mas longe de nós em países distantes e selvagens, nós vivíamos seguros com nosso dinheiro guardado em um banco respeitável ou nas mãos de um honesto corretor da Bolsa - nós fomos informados de que esse dinheiro não existia, era virtual, feia ficção de alguns economistas que não eram ficção, nem eram seguros, nem respeitáveis. Tudo não passava de mau teatro com triste enredo, onde poucos ganhavam muito e muitos perdiam tudo. Políticos dos países ricos fecharam-se em reuniões secretas e de lá saíram com soluções mágicas. Nós, vítimas de suas decisões, continuamos espectadores sentados na última fila das galerias.

Vinte anos atrás, eu dirigi Fedra de Racine, no Rio de Janeiro. O cenário era pobre; no chão, peles de vaca; em volta, bambus. Antes de começar o espetáculo, eu dizia aos meus atores: - “Agora acabou a ficção que fazemos no dia-a-dia. Quando cruzarem esses bambus, lá no palco, nenhum de vocês tem o direito de mentir. Teatro é a Verdade Escondida”.

Vendo o mundo além das aparências, vemos opressores e oprimidos em todas as sociedades, etnias, gêneros, classes e castas, vemos o mundo injusto e cruel. Temos a obrigação de inventar outro mundo porque sabemos que outro mundo é possível. Mas cabe a nós construí-lo com nossas mãos entrando em cena, no palco e na vida.

Assistam ao espetáculo que vai começar; depois, em suas casas com seus amigos, façam suas peças vocês mesmos e vejam o que jamais puderam ver: aquilo que salta aos olhos. Teatro não pode ser apenas um evento - é forma de vida!

Atores somos todos nós, e cidadão não é aquele que vive em sociedade: é aquele que a transforma!"

Augusto Boal


DIA NACIONAL DO CIRCO
(Por Tonico Lacerda Cruz)


O Dia Nacional do Circo não foi datado por um mero acaso: dia 27 de março de 1897 nascia o histórico palhaço Piolin (Abelardo Pinto), na cidade de Ribeirão Preto, São Paulo.

Durante muitos anos, o Brasil comemorou o dia 15 de março como o Dia do Circo, seguindo o calendário internacional, mas, a partir de 2010 passou a comemorar no 3o. sabado de Abril (Clique AQUI para saber sobre o DIA MUNDIAL DO CIRCO), segundo a Federação Mundial do Circo). Mas, para prestar uma homenagem ao nosso grande palhaço, a data do seu aniversário (27/03) foi oficializada no Brasil como “Dia Nacional do Circo".

Como tantos outros artistas circenses, ele tinha várias habilidades: era acrobata e ginasta, além de ser um excelente equilibrista, que se destacava nos ousados números com bicicleta.

Piolim chegou a ser comparado a grandes artistas internacionais, como Charles Chaplin, o Carlitos. Em 1922, foi reconhecido pelos intelectuais da Semana de Arte Moderna como um artista genuinamente brasileiro e popular.

Seu apelido – Piolin (que quer dizer barbante, em espanhol) foi dado por um grupo de espanhóis com os quais contracenou em um espetáculo beneficente, que o achavam muito magro e com pernas compridas.

Era filho dos proprietários do Circo Americano. Na capital paulistana, esteve à frente por mais de três décadas do Circo Piolin.

Pouco antes de sua morte, aos 76 anos de idade, declarou sua preocupação com as artes circenses: "O circo não tem futuro, mas nós, ligados a ele, temos que batalhar para essa instituição não perecer".

Clique AQUI para saber sobre o DIA INTERNACIONAL DA DANÇA.
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela visita. Ficaremos felizes se voce fizer seu comentário sobre esta postagem. Continue acompanhando nossa ARTE PLURAL!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...